quinta-feira, 5 de agosto de 2010

E o povo continua sendo manipulado! ( O rádio jornalismo que merece descrédito)

Por: * Greice Targino.

Infelizmente, ouvir rádio-jornalismo ultimamente na maioria das vezes, continua sendo algo que pouco levo a sério na região e aqueles mais conscientes criticamente, também dizem o mesmo. Há exceções, claro, mas, ouçam a maioria dos jornalistas de rádio à nossa disposição e percebam que eles continuam fazendo jornalismo partidário, selecionando matérias que exaltem seus grupos políticos, dando-lhes predominância na pauta diária e quando noticiam algo de grupos opositores, é uma matéria curta, negativa e direcionada à manipulação de massas ouvintes.

Se a pauta do dia for de 20 matérias, 16 favorecem seus grupos, 4 condenam a oposição e nada mais. Há mais temáticas em matérias diversas e mais matérias políticas, mais grupos políticos na cidade, estado e pais, sabiam, queridos amigos? Mas não! Isto não interessa a vocês! Seus grupos não permitem serem verdadeiros, plenos e livres em suas práticas radiofônicas, não é? E o povo? Ahh! O povo continua engolindo abobrinhas e não sendo defendido... Ah, esqueci! O povo é defendido... Sim! Mas, só quando isso significa que a oposição seja a culpada, não é? Isso basta!

Quero a grandeza do rádio jornalismo no ar! Quero a grandeza da alma jornalística que leve o povo a pensar direito, pensar de modo consciente e maduro, de modo crítico e realista, esse deveria ser o papel de vocês, o papel de conscientizadores sociais, contribuindo para a evolução do intelecto humano, contribuindo para que as pessoas sejam livres e conscientes das realidades e não MANIPULADAS em suas opiniões por matérias selecionadas, intencionadas e fabricadas, que não são necessariamente mentirosas, mas também não exatamente plenas...


Não condeno ideologias e afinidades, cada um pensa o que quer e ouve o que quer, mas sei também que o sistema educacional brasileiro não oferece um ensino que torne os seus cidadãos aptos para exercerem o pensamento de modo crítico e independente, um pensamento não alienado e manipulado por aqueles que fabricam "verdades", o que faz com que certos jornalistas sejam ouvidos, sem que a população reflita suas posições direcionadas pelos interesses do grupo ao qual pertencem e assim, tirem conclusões reais e não manipuladas, alienadas e alienantes.

Sei ainda que estes cidadãos também não conhecem os bastidores da política, não sabem o quanto há sujeira e o quanto os políticos compram jornalistas, ou mesmo, que há jornalistas que fazem esse jornalismo inferior simplesmente para agradar seus "chefes" e terem seu sustento. Qualquer trabalho é válido e necessário à sobrevivência e à elevação de nosso status e patrimônio, mas o trabalho de muitos jornalistas simplesmente merece descrédito.

Sei também que há uma parcela populacional que simpatiza com jornalistas que desonram os verdadeiros profissionais com suas práticas nefastas, sujas e mesquinhas, alienantes da opinião pública, jornalistas aliançados com partidos que monopolizam concessões radiofônicas e pagam muito bem a estes “profissionais” corrompidos que tem em mãos um instrumento de comunicação em massa potente para a disseminação de ideologias favoráveis aos seus grupos, não mostrando também que na política deles igualmente há corrompidos, corruptos e muitas outras coisas as quais não preciso mencionar.

Cada um ouve o que quer e o que gosta, não é? Mas, muitos ainda não têm um intelecto amadurecido e preparado desde as bases para a reflexão madura, análise e crítica do que ouvem e vêem, como falei aqui. Falta educação de qualidade, compromissada com a independência de pensamento de seus educandos e assim, os brasileiros terão mais qualidade de vida também, pois, uma boa educação é a que constrói e conscientiza uma nação, isso é verdadeiramente progresso. Mas a educação só é mais OUTRO problema da nossa sociedade...

Parece utopia, mas se esta é uma utopia, quero poder ter esperança de ver mais e mais jornalistas exercendo suas funções com grandeza, profissionalismo e ética no rádio! Sei que ainda restam alguns que procedem assim, alguns bons amigos que tenho no rádio e que procedem muito bem em suas atividades, mas há uma multidão que faz caminho inverso e desonra estes que ainda tem um pouco de consciência jornalística independente e que tanto contribuem para a elevação intelectual social e para que a cidadania e a democracia realmente seja exercida em todos os espaços e para TODOS...

E que os bons profissionais quase extintos não se ofendam com estes meus escritos... Definitivamente não é contra vocês que escrevo estas linhas!

Maria das Graças Dias Targino. (* Greice Targino)
( Radialista: Reg. Prof. nº 2.670-D.R.T.-PB e acadêmica de História-U.E.P.B. C. III)

Nenhum comentário:

Postar um comentário